

Libellula.TUBE
Com o Libellula.TUBE, é incrivelmente fácil programar nesting de tubos e vigas — mesmo sem experiência
Libellula.TUBE – Programar tubos e perfis nunca foi tão fácil
Criação simples:
Mesmo sem experiência em 3D, você consegue criar tubos com medidas básicas.
-
Importação flexível
-
Aceita os principais formatos (STEP, IGES, SOLIDWORKS, INVENTOR, CATIA, DSTV etc.).
-
Biblioteca inteligente
-
Todos os projetos ficam salvos, com histórico e busca rápida.
-
Reconhecimento automático
-
O software identifica cortes e organiza a produção.
-
Cortes chanfrados (bevel)
-
Pode aplicar mesmo que o desenho não tenha sido feito para isso.
-
Corte otimizado
-
Sequência automática, mas com liberdade para personalizar.
-
Destruição de rebarbas
-
Evita problemas em furos grandes ou peças que possam tombar.
-
Perfurações em grade
-
Otimiza cortes de furos repetitivos para máxima velocidade.
-
Nesting fácil
-
Basta arrastar e soltar os tubos, o software faz o aproveitamento automático do material.
-
Corte em comum inteligente
-
Reconhece e trata situações específicas automaticamente.
-
Trabalho com montagens
-
Importa múltiplos arquivos 3D e gera as partes prontas para produção.
Em resumo: rápido, automático e intuitivo. O Libellula.TUBE transforma o complexo em simples, economizando tempo e material.

O Libellula.TUBE permite importação sem limites de formatos, aceitando todos os principais arquivos 3D utilizados no mercado.
Além disso, todos os erros de desenho são corrigidos automaticamente, garantindo que o projeto esteja sempre pronto para o corte com total precisão e segurança.
O Libellula.TUBE permite importar todos os principais formatos de arquivo 3D, como STEP, IGES, SOLIDWORKS, INVENTOR, DSTV, CATIA e muitos outros. Mesmo que o desenho de um tubo apresente algum erro, o software corrige automaticamente através de rotação e translação, posicionando-o de forma correta para torná-lo adequado ao corte. Caso a posição escolhida automaticamente não seja a ideal, com apenas um clique é possível acessar um menu intuitivo dedicado ao reposicionamento.
Todos os trabalhos, sejam eles desenhados ou importados, são salvos automaticamente na biblioteca de tubos. Essa biblioteca funciona como um verdadeiro arquivo histórico de todas as peças produzidas, oferecendo pré-visualizações em 3D e diversos filtros de pesquisa, permitindo encontrar rapidamente o que você precisa sem perda de tempo.

Reconhecimento da produção: escolha quais processos de corte deseja realizar.
Após as fases de desenho e importação, é possível prosseguir com o reconhecimento da produção. Esse procedimento identifica automaticamente todos os cortes necessários, exibindo o modelo da peça junto com a estrutura da máquina. Durante essa etapa, você pode revisar a lista de operações de corte a serem executadas ou realizar as modificações necessárias, como alterar a sequência dos cortes ou o tipo de processamento (por exemplo: linha de corte ou de traçado).

Máxima flexibilidade também para cortes chanfrados.
O Libellula.TUBE permite realizar cortes chanfrados em máquinas de chanfrar mesmo quando o desenho 3D original não foi criado para esse processo. No ambiente tecnológico, é possível alterar posteriormente o tipo de corte, selecionando entre os diferentes tipos de chanfro disponíveis.
Da mesma forma, também é possível agir na situação contrária, forçando a inclinação da cabeça para uma posição perpendicular.

A fase de corte de tubos: 100% automática, flexível e rápida.
O Libellula.TUBE foi desenvolvido para simplificar toda a fase de corte. A sequência de operações é completamente automática, mas, se necessário, o usuário pode definir regras de ordenação, assim como os tipos de entrada de corte (lead-in). Além disso, o software oferece diversas opções automáticas vinculadas às tabelas tecnológicas, que podem ser consultadas ou modificadas a qualquer momento.
Destruição de sucata.
O Libellula.TUBE oferece a possibilidade de aplicar a “destruição de sucata” em furos que possam tombar ou que sejam muito grandes. Graças a uma lista detalhada de parâmetros disponíveis, é possível escolher em quantas partes e a que distância será realizada a destruição.
Corte em grade = nenhum problema.
Os novos lasers de fibra estabeleceram novos padrões de velocidade no corte de peças. Para maximizar o desempenho da máquina, é essencial que o software seja capaz de gerenciar de forma eficaz até mesmo as situações mais complexas, como o corte em grade. O Libellula.TUBE identifica automaticamente a matriz de furos de qualquer forma ou dimensão, aplicando a sequência de corte correta para otimizar as mudanças de direção e reduzir o tempo de operação.

Arrastar, soltar e aninhar: o mais fácil possível.
O Libellula.TUBE permite realizar o nesting a partir de uma lista de trabalho que é muito rápida de preparar: basta carregar os tubos na biblioteca utilizando a função de arrastar e soltar (drag & drop). Para cada tubo é possível ajustar um conjunto completo de parâmetros, como quantidade necessária, tipo de rotação, possibilidade de corte comum, entre outros.
Na fase seguinte, o software solicitará o carregamento da lista de tubos, especificando o comprimento das barras e o formato. Dessa forma, o Libellula.TUBE iniciará o procedimento de nesting automático, encontrando o arranjo das peças que otimiza da melhor maneira o aproveitamento do material.
Em caso de corte comum, o software é capaz de reconhecer automaticamente diversos tipos de condições específicas, como perfis ranhurados ou laterais com fendas, aplicando algoritmos adequados para cada situação.


Importações múltiplas e navegador de estruturas: o objetivo é sempre economizar seu tempo.
Para acelerar as operações de importação e processamento de conjuntos tubulares, o Libellula.TUBE permite realizar a importação múltipla de arquivos 3D relacionados a tubos individuais, que são automaticamente convertidos em peças para a biblioteca de tubos e, assim, ficam prontos para o nesting.
Como alternativa, é possível abrir a montagem diretamente no navegador de estruturas e selecionar o detalhe a ser extraído do modelo 3D. Dessa forma, pode-se trabalhar com um único tubo isolado, aplicando todas as funções do produto sobre ele.





